segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Indicação de Livros

Autor: Yvonne A. Pereira
Editora: FEB


Mais um livro trazido para nós pela estimada médium D. Yvonne Pereira, mas desta vez, não se trata de uma obra mediúnica.
Ao abrirmos o livro, na segunda folha, abaixo do título está transcrito o conteúdo do mesmo: "Estudos sobre fenômenos e fatos transcendentes devassados pela mediunidade, sob a orientação dos Espiritos - Guias da médium."
Em seus dez capítulos, alguns desses fatos são relatados, entremeados da experiência de D. Yvonne e das explicações de seus guias, com o respaldo de trechos das Obras Básicas, como tese, no cabeçalho.
Repetimos o desejo da médium ao final da introdução: "Possam estas páginas despertaar, no coração do leitor, o amor ao estudo, tão necessário da Revelação Espírita, e que a observação e a análise se sucedam, de sua parte, ao ponto final das lições ventiladas."

                                                      ~*~

Este livro, extremamente colorido, cheio de figuras interessantes e com diálogos simples, trata de um tema atual e muito importante para a nossa existência terrena: o respeito à Natureza.
Nessa história, a criança aprende a refletir sobre Deus e a beleza de Sua criação; e para ajudar a fixar e desenvolver o tema, o livro traz um encarte contendo folha com perguntas sobre a história, adesivos, figura para colorir...








                                        Boa Leitura!

Fonte: Jornal A Caridade - Centro Espírita Fransisco de Paula

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Coragem da Fé

Guarda a coragem da própria fé.
                   ***
A existência na Terra é bendita oportunidade de evoluir.

                  ***
Se a provação te visita, recebe-a com paciência.
                  ***
A dor, seja qual seja, é sempre um aviso salutar.
                  ***
Não te marginalizes, caminha adiante.
                  ***
Não existem espinhos e pedras insuperáveis.
                  ***
Quanto possível, auxilia aos companheiros na travessia dos entraves maiores dos que os teus.
                  ***
Se agora é o teu momento de auxiliar, é possível que, em breve, venha a surgir o teu momento de receber o socorro alheio.
                 ***
Não te entregues à impaciência; reclamação e azedume são processos de perder aquilo de que mais necessites.
                 ***
Trabalha sempre.
                 ***
Ainda que as circunstâncias te obriguem a trabalhar pouco, mantém-te nesse pouco, de vez que servir espontaneamente é ato dos mais significativos da Criação.
                ***
Se te ofendem, perdoa; os agressores não sabem o número das tribulações que os esperam.
                ***
Haja o que houver, confia na Providência Divina, porque o Senhor que nos sustentou e dirigiu até hoje, nos sustentará igualmente agora, a fim de prosseguirmos colaborando na edificação da terra Melhor de Amanhã.

Emmanuel

-> Do livro: Recados da Vida - Francisco Cândido Xavier

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Paciência

A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos, não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.
Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.
A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte.
Coragem amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.
*Um Espírito amigo. (Havre, 1862)

->Do livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo, página 174.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que precisa o espírito para ser salvo - Parábola do bom samaritano

1. "Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória: - reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas - e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: 'vinde, benditos de meu pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; - porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver'.
Então, responder-lhe-ão os justos: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te?' - O Rei lhes responderá: 'Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes'.(...)

2.Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: 'Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna? - Respondeu-lhe Jesus: 'Que é que está escrito na lei? Que é que lês nela? - Ele respondeu: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo'. - Disse-lhe Jesus: 'Respondeste muito bem, faze isso e viverás.
Mas o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus: 'Quem é o meu próximo?' -Jesus, tomando a palavra, lhe diz: ' Um homem que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o em seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem este homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões?' - O doutor respondeu: 'Aquele que usou de misericórdia para com ele.' - 'Então vai', disse Jesus, 'e faze o mesmo'. (S.Lucas. 10:25 a 37)

                                                        ~*~

Toda moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurado, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que tem puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outro o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos;perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoado; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros. Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura. (...)
Naquele julgamento supremo, quais os considerados da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmão; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor ao próximo,
 acima do ortodoxo que falta com a caridade.
Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outra houvesse a serem preenchidas, Ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc. , e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

-> Do livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo - páginas 261 a 263